A Rua Fala

No dia 8 de dezembro de 2018 aconteceu, no bairro do Rio Comprido, a intervenção urbana “A RUA FALA” desenvolvida a várias mãos. As parcerias criadas entre o movimento BAIXO RIO, o Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) foi essencial para que o evento fosse um marcante acontecimento no local, promovendo, de forma participativa, a ativação da região.

A intervenção aconteceu em um sábado na rua adjacente à Praça Condessa Paulo de Frontin, que foi fechada para carros durante todo o dia. A praça recebe, todos os sábados, uma feira de artesanato e culinária típica local. A escolha do dia de atuação foi proposital, e contou com muitos passantes e frequentadores da praça.

“A RUA FALA” foi uma intervenção urbana desenvolvida pela turma da disciplina Oficina de Projeto I, do curso de Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística do PROURB. A ação consistiu em uma pintura de piso, desenvolvida com estêncil e tinta lavável, para criar um grande caça-palavras contendo palavras que representam sentimentos, características, ações de melhorias e pontos positivos do bairro. Além do caça-palavras, foram criados espaços de estar com cadeiras de praia e uma estrutura para exposição do s trabalhos elaborados por estudantes do Ateliê Integrado 2 da UFRJ, além de algumas propostas elaboradas por estudantes da PUC-Rio, UVA e UERJ. O uso da rua como área de estar e extensão da praça foi decisivo para a apropriação do espaço pelos moradores e usuários da região. O projeto buscou, de forma pontual, mostrar novas e diferentes possibilidades de uso da cidade pelas pessoas.

 

Compartilhe:
Voltar