Como interpretar os diagramas axonométricos

Cada intervenção cadastrada em nosso mapa possui em sua galeria um diagrama axonométrico que ilustra suas oito características formativas.

 

DIAGRAMAS_ARTE_14-09-2018Exemplo de diagrama axonométrico da intervenção de arte pública Ex.vazio

O diagrama é composto por três octógonos concêntricos cuja leitura se dá do centro para as extremidades. O ponto mais extremo significa uma maior intensidade da característica, o ponto médio, uma intensidade média, e o ponto central, uma baixa intensidade.

diagrama intensidades

 

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena:

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção.Quanto menor a intervenção,mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória:

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção.Quanto mais externo o ponto,mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular:

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto éa intervenção.Quanto mais externo for o ponto, mais específicaao contexto seráa intervenção.

Subversiva:

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada.Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa:

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa:

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa:

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será,sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional:

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.

diagrama analise

Compartilhe:
Voltar