Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Urbanismo Tático e Desenho Paramétrico

23 de dezembro de 2016

No dia 09/12 encerramos as aulas da primeira edição da disciplina Urbanismo Tático e Desenho Paramétrico, oferecida pelo Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística do PROURB-FAU/UFRJ. Conforme já havíamos comentado aqui, a disciplina foi uma parceria entre o LabIT e o LAMO3D (Laboratório de Modelos e Fabricação Digital), através dos professores Adriana Sansão, Andrés Passaro e Gonçalo Castro Henriques, associação que resultou em ótimos trabalhos!

A eletiva oferecida teve como área de intervenção o Parque Tecnológico na Cidade Universitária. Os alunos dividiram-se em cinco grupos, cada qual com uma tática para se basear e intervir no espaço público. As táticas distribuídas entre as equipes foram: Horta pop-up, Comida incidental, Sinalização de guerrilha, Bicicletário informal e Bombardeio de assentos. As propostas foram desenvolvidas utilizando os softwares Rhinoceros3D + Grasshopper, resultando em concepções paramétricas criativas e passíveis de execução.

Abaixo apresentamos um resumo dos resultados:

Grupo 1 – Horta Ortogonal

Alunos(as): Douglas Santos, Erick Maiworm Bromerschenkel, Giordana Pacini, Hanna Nahon Casarini, Thais Moraes Passos.

modelo2

Atualmente entende-se como tendência mundial a preocupação com o meio ambiente e qualidade de vida. Políticas de educação ambiental têm sido implementadas a fim de instaurar a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e consciência sobre o meio ambiente. Neste sentido, aliado ao urbanismo tático que visa ações de baixo investimento em curto prazo, foi possível desenvolver a estratégia da Horta Urbana, no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão.

Tendo como referência algumas iniciativas bem sucedidas de hortas urbanas, foi então desenvolvido o projeto “Pegue sua Muda”, cujo objetivo é semear a importância da aproximação do homem com a terra, criar responsabilidade ambiental através do entendimento do consumo consciente, produzir alimentos mais saudáveis e ainda, capacitar os cidadãos sobre o cultivo de hortas caseiras.

O projeto utilizou estrutura de andaimes, cuja forma e disposição dos módulos foi desenhada a partir de dois programas voltados para o desenho paramétrico. A escolha do andaime se deu por ser uma estrutura de fácil montagem, conferindo flexibilidade às formas; pelo baixo custo, já que as estruturas podem ser alugadas pelo período da intervenção e pela sua forma, que convida o usuário a entrar e participar da ação – ponto fundamental para o sucesso do Projeto.

localizacao
https://www.google.com.br/maps/@-22.866299,-43.2179216,17z
referencia
http://www.notey.com/@stupiddope_unofficial/external/12508251/designed-to-invite-%E2%80%98the-growroom%E2%80%99-by-space10-mads-ulrik-husum-sine-lindholm.html

modelo1

modelo


Grupo 2  – Comida Incidental, um acolhimento local para uma pessoa de fora

Alunos(as): Cíntia Moreira, Loan Tammela, Mariana Castañeda, Tiago Maciel.

g2_principal

A proposta é implementar um espaço em que sejam apresentadas diferentes ofertas de gastronomia internacional ao longo de um determinado tempo e que respondam aos indicadores da população estrangeira que frequenta o Parque Tecnológico e seu entorno, procurando integrá-la numa questão ativa-participativa. Os eventos gastronômicos podem contar com uma série de atrações, entre elas palestras sobre gastronomia/alimentos, ações culturais, música e bebidas artesanais.

Um chef ou convidados serão contatados para elaborar comidas tradicionais, de diferentes países, a cada semana. Para tal, uma das vagas do estacionamento próximo será destinada ao recebimento de uma unidade de food truck para elaboração dos pratos. Já a área de estar/alimentação ficará localizada na praça central entre edifícios (sendo um deles o restaurante Couve-flor). Para garantir versatilidade, funcionalidade, permeabilidade visual, integração social e conforto térmico aos usuários serão instalados quatro abrigos, cada um constituído por uma estrutura de varas de bambu que sustentam uma cobertura de tecido, além de contarem com assentos e mesas. A base destes mobiliários será fundamentada em uma estrutura metálica e seu revestimento em bambu, gerando uma linguagem de unidade. A disposição da cobertura e seu formato, foram desenvolvidos visando explorar maior área de sombra entre 11h à 14h, horário de almoço.

g2_diagrama-tentativas

g2_geral

g2_de-perto-1


Grupo 3 – Olhos do Fundão (Sinalização de Guerrilha)

Alunos(as): André Turu, Carina Carmo, Isadora Tebaldi, Julia Figueiredo, Rodrigo D’Ávila.

olhos-do-fundao

A partir da herança da arquitetura modernista, o campus da Ilha do Fundão se configura como um espaço de grandes vazios, em que a escala das edificações se insere dentro da lógica do deslocamento pelo automóvel. É perceptível o grande distanciamento dos edifícios e dos núcleos de vivência, criando uma situação de desconforto e insegurança para os pedestres que circulam pelo campus. Tendo como referência a norte-americana Jane Jacobs, o presente trabalho propõe uma instalação temporária que resgata o sentimento de segurança para os pedestres deste espaço, através do conceito de “olhos da rua” usado pela autora como um atributo de proteção do meio urbano.

A intervenção temporária, situada no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão, propõe a instalação de olhos mecânicos em áreas de pouca movimentação. A disposição destes olhos em postes e quinas de fachadas tem como objetivo que estes se abram a partir da captação do movimento de um pedestre próximo, acompanhando o seu deslocamento em rotação com o olhar dentro do campo de visão estabelecido. A instalação, modelada a partir dos softwares Grasshopper e Rhino, segue algumas definições parametrizadas, que alteram o número e tamanho dos olhos conforme a proximidade ou distanciamento de áreas de maior movimento do parque.

olhos-do-fundao2olhos-do-fundao3

olhos-do-fundao4

Vamos a la playa!

Alunos(as): André Turu, Carina Carmo, Isadora Tebaldi, Julia Figueiredo, Rodrigo D’Ávila.

vamos-a-la-playa

A Ilha do Fundão é um local com diversas praias que, apesar de serem banhadas pelas águas atualmente poluídas da Baía de Guanabara, apresentam paisagens naturais com valor de contemplação. Entretanto, esses locais à beira-mar são pouco explorados e, até mesmo, pouco conhecidos pelos usuários da Ilha. A intervenção temporária ¡Vamos a la Playa! pretende proporcionar um momento de descanso e apreciação para estudantes e trabalhadores da Ilha do Fundão, indicando o caminho mais próximo à praia.

Tendo como referência o histórico caminho da princesa Isabel na Rua Paissandu, no Rio de Janeiro, que ligava o Palácio da Guanabara à praia do Flamengo através de um percurso marcado por palmeiras imperiais, o aplicativo criado desenvolve, através da realidade virtual, um caminho de palmeiras que conduz o usuário até a praia. Para isso, são dispostas sinalizações no chão que incitam o pedestre a um momento de relaxamento. Após escanear o QR Code sinalizado no piso, o aplicativo irá gerar, na tela do celular, um percurso de palmeiras que guiará a pessoa até a praia mais próxima.

vamos-a-la-playa2 vamos-a-la-playa4

vamos-a-la-playa5

vamos-a-la-playa6


Grupo 4 – Mote Continuum (Bicicletário Informal)

Alunos(as): Aline Fernandes, Cândida Zigoni, Clarice Rohde, Marcelo Quadros.

[MOTE]

1- Estrofe, anteposta ao início de um poema, utilizada pelos poetas como motivo da obra, que desenvolve a ideia sugerida pela estrofe.

2 -Assunto, tema de alguma coisa.

3- Palavra ou sentença breve que resume um ideal; lema, divisa.

[MOTO-CONTÍNUO] (ou perpétuo)

1- São máquinas hipotéticas que reutilizam indefinidamente a energia gerada por seu próprio movimento.

2- Em música, peça inteira ou partes extensas de uma peça musical que são repetidas (em geral, por um número indeterminado de vezes)

fotomontagem3

Ao cruzarmos a ideia do urbanismo tático, focado na estratégia do bicicletário informal, com a ferramenta projetual do desenho paramétrico, chegamos em uma ideia sintética de uma estrutura multiuso que possa se desenvolver, modificar e locomover continuamente, tendo como objetivo ativar o espaço público, incentivando não apenas o transporte ativo, mas estimulando novas formas de apropriação.

Do urbanismo tático buscamos a subversão do uso convencional de estruturas diversas, bem como a praticidade e economicidade na construção (tubos e conexões metálicas, braçadeiras e madeira de demolição/pallets), gerando novas apropriações práticas e lúdicas.

Do desenho paramétrico trouxemos a possibilidade formal e construtiva da forma modular e dinâmica que pode ser alterada a partir de parâmetros do entorno de cada nova aplicação (pontos atratores, intensidade de uso, área disponível).

Da conexão destes, sob o olhar do arquiteto, surge uma estrutura que pode ser o que o usuário precisa, banco, sombra, jardineira, brinquedo… e até mesmo um local pra prender sua bicicleta.

mote-continuum2mote-continuum-2-arquibancada-ok

render1-ok

fotomontagem2


Grupo 5 – Bombardeio de Assentos

Alunos(as): Ana Clara Albuquerque, Ana Paula da Rocha Menezes, Candido Fagundes, Maria Elisa Vianna.

bombardeio-de-assento_imagem-2_referencia_dymaxion-sleep-curled-up

Seja para descansar, conviver ou simplesmente para ver o dia passar, a utilização de bancos (assentos) torna quase sempre uma rua muito mais interessante para o pedestre. Podemos também, com a utilização de assentos, recuperar um pouco do espaço que é dedicado quase na totalidade aos automóveis.

objetivo: melhorar o conforto urbano, a atividade social e o senso de lugar, ampliando a apropriação dos espaços urbanos.

escala: rua/quarteirão.

fato: é possível melhorar o dia a dia do pedestre tornando as ruas e calçadas mais convidativas, utilizando assentos para momentos de descanso e interação social.

Superfícies regradas: A partir do Rhinoceros + Grasshopper, podemos avançar na criação de formas e superfícies topologicamente contínuas. Não se trata mais de operar apenas sobre elementos geométricos como linhas e planos, mas sobre parâmetros submetendo-os a construção geométrica e espacial na atualidade.

bombardeio-de-assento_imagem-5_render

bombardeio-de-assento_imagem-4_render

bombardeio-de-assento_imagem-3_definicao-grasshopper-1

Compartilhe