Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Ex. Vazio

O Ex. Vazio foi uma intervenção ocorrida no espaço que abrigava a antiga biblioteca Lúcio Costa, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, que vem sofrendo um processo de degradação e abandono desde 2016. A intervenção consiste em um inflável de grandes dimensões, que se adere aos limites físicos do espaço, e foi construído como produto de uma oficina realizada com 50 estudantes, sob a orientação do artista Sergi Arbusà, do coletivo Penique Productions, e das professoras Adriana Sansão (FAU/UFRJ) e Ayara Mendo Pérez (FAU/UFRJ). Foi um trabalho coletivo que resultou em muitas reflexões sobre a universidade e as apropriações de seu espaço. Durante a visitação, o inflável foi palco de performances e das mais variadas apropriações. Durante os dias de visitação, o público foi convidado a registrar as impressões sobre a obra em um mural instalado na parte externa.

Para mais informações:

Compartilhe

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.