LabIT participa do “Concurso de Inovação Urbana Cidadã”

Vista Interna

Em julho/agosto, o LabIT participou do primeiro “Concurso de Inovação Urbana Cidadã”, uma chamada de ações proposta pelo anual “Encontro de Inovação Urbana Cidadã – Placemaking Latinoamérica”. O encontro este ano tem como tema “A Reconquista do Espaço Público”, e acontecerá em novembro, na cidade de Valparaíso, Chile.
A chamada para ações propunha a criação de espaços/intervenções lúdicas e temporárias em alguns pontos da cidade já fornecidos, cada um com condições completamente diferentes entre si. As propostas deveriam promover a interação, a inclusão social, o sentimento de pertencimento, além de novos olhares sobre os espaços apresentados. Alguns projetos enviados foram selecionados para serem construídos e apropriados durante o encontro.
A equipe do LabIT se dedicou à elaboração de uma proposta para o concurso. Foi escolhida a parte debaixo da Puente Errázuriz como local de intervenção, por ser um espaço de frequente movimento, já que em seu entorno se encontram diversos pontos de acesso ao transporte público, como ônibus e metrô, além da PUC de Valparaíso. Devido a este fluxo, que condiciona a percepção de quem ali transita, a proposta desenvolvida abordou de forma lúdica, a relação entre o caminhar e os sentidos.
A proposta foi nomeada como Atajo!, ou, em português, Atalho!, uma provocação através da inversão de sentido da palavra. A vida cotidiana em meio à cidade apressa nosso caminhar, diminui a percepção do que acontece ao nosso redor e reduz a percepção sobre nós mesmos em meio ao caos, mecanizando nossas ações. A esplanada embaixo da Puente Errázuriz é lugar de passagem, de fluxo, de movimento, de não-apreciação da cidade por seus habitantes. Não se olha, não se percebe. Só se passa. Atajo! é a reversão desta situação tão corriqueira através da desconstrução do caminhar cotidiano embaixo do viaduto. Atajo! é a exploração e o estímulo dos sentidos materializados em um percurso labiríntico, como um grande jogo. Se um atalho, em sua essência, corta caminhos e reduz percursos, nosso Atajo! propõe um corte no caminho cotidiano que, ao contrário do sentido original, propicia um percurso maior e mais carregado de significados e de sensações.
Atajo! é este jogo em forma labiríntica, constituído por 8 caminhos, nas quais há a exploração dos sentidos. Os 2 primeiros caminhos estão localizados em seus dois extremos, voltados para os pontos quase tangenciais à calçada, podendo tornar-se chamariz para os transeuntes. Estes caminhos são neutros, proporcionando a imersão e a transição do usuário do cotidiano para a intervenção. A partir dali, as pessoas confrontam diferentes possibilidades de caminhos, agora relacionados às sensações. Os sentidos trabalhados nestes 6 caminhos são: VISÃO, TATO e AUDIÇÃO, através de um caminho multicolorido, possibilitando certa confusão visual; de um caminho espelhado, possibilitando a sensação de amplitude espacial; de um caminho tomado por cordas amarradas verticalmente, possibilitando a interação corporal inteira; de um caminho com suas paredes perfuradas, com sinos presos em algumas de suas aberturas, possibilitando interação visual interior-exterior e estímulo à audição; de um caminho constituído por material emborrachado em cor vibrante preso às suas paredes, possibilitando a interação tátil-visual; e de um caminho com pregos e linhas presas em suas paredes, possibilitando ao usuário amarrá-las de diferentes formas.

Seguem algumas imagens da proposta

Detalhe Construtivo

Corte

Vista Geral

Vista Interna

Compartilhe:
Voltar