#SouPedestre

No dia 23 de junho de 2018, o LabIT realizou a intervenção #SouPedestre em alguns bairros das cidades do Rio de Janeiro e São Gonçalo. A proposta se baseou na impressão, por meio do uso de estêncil, da hashtag #SouPedestre em locais de conflito no espaço público, tais como calçadas estreitas e faixas de pedestres, barreiras visuais como postes e fradinhos, ou mesmo locais que tornam o espaço público vulnerável, como muros cegos e tapumes.

A ideia foi de impactar os transeuntes, para que, ao se depararem com a mensagem em locais estratégicos, reflitam sobre a qualidade dos espaços produzidos na cidade. A intervenção é um protesto contra a desumanização dos espaços públicos de uso dos pedestres, cada dia mais esquecidos, reduzidos ou mal cuidados.

A intervenção foi realizada, simultaneamente, em vários bairros da cidade. Cada integrante do Laboratório realizou a intervenção no seu bairro de moradia e cercanias, criando uma intervenção em rede. Os bairros que sofreram intervenção foram: Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho, Tijuca, Jacarepaguá e Leblon, além do bairro Boa Vista na cidade de São Gonçalo (região metropolitana do Rio de Janeiro).

Essa distribuição também gerou diferentes interações dos participantes da intervenção com os transeuntes, que, em alguns casos, apoiaram, e em outros, agiram com desconfiança, dependendo do bairro onde se encontravam. A intervenção contou com a participação dos estudantes Bruno Caldas, Dhoyene Assumpção, Bianca Navega e Lara Liberato, da arquiteta Gabrielle Rocha e dos professores Adriana Sansão, Joy Till e Fernando Espósito, além de  amigos e colaboradores.

Seguem fotos da intervenção:

IMG_0775IMG_0639IMG_0642IMG_0764 IMG_0597IMG_063720180623_105924IMG_3611IMG_3620IMG_3608

Compartilhe:
Voltar