Intervenção (Re)pare: pós-ocupação

No dia 23 de novembro, ocorreu a montagem da intervenção (Re)pare, produzida pelo LabIT-PROURB em parceria com o Arte na Veia, grupo de alunas e professoras da Faculdade de Medicina da UFRJ. As equipes se reuniram com giz, adesivos, tinta e, aos poucos, as escadarias foram ganhando as frases do livro “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago. As palavras foram dispostas em perspectiva, de modo que, apenas do ponto de fuga adequado era possível visualizar as palavras com nitidez, ou no Sistema Braille não-táctil, para que passantes exercitem a empatia ao não serem capazes de decifrar seu código em uma primeira análise.

Funcionários e alunos que chegaram na segunda-feira, primeiro dia útil de funcionamento do hospital com a intervenção, foram surpreendidos ao se depararem com palavras fracionadas a partir do primeiro lance de degraus. À medida que desciam as escadas, percebiam outras letras distorcidas e dispostas em locais inesperados. Somente ao chegarem ao último degrau, quando se viravam, é que reparavam que o texto integral era percebido dali. A partir disso, começaram os sustos, as fotos, a vontade de mostrar aos colegas, e muito da intervenção tem sido falado pelos corredores do hospital. No Instagram, mais de 40 publicações foram feitas na primeira semana de intervenção com a marcação da localização do hospital. 

 

IMG_8063

Quatro frases do livro ocupam os patamares entre o subsolo e terceiro andar. Quem optava por subir ou descer nesse trecho, parava a todo instante para encontrar qual o ponto de fuga de cada uma. Já quem percebia os sutis pontos do Braille até passava a mão por cima tentando afirmar que não eram tácteis.

IMG_8202

 

Nesse sobe e desce, alguns dos comentários de autoria anônima podem ser destacados, como: “projeto sensacional, cativante quanto ao seu sentido essencial e quanto à forma bela e original! De enorme valor pelo espaço onde se dá e alcance que terá! Parabéns! Um alento nestes tempos de cegueira sem poesia.”; “Que maravilha ver algo novo e tão belo posto nas paredes do MEU hospital que tanto amo! Parabéns aos professores de todas as instituições que participam do projeto!”; “HU também é poesia”.

A intervenção tem duração indeterminada e está aberta a todos que frequentam o hospital do Fundão. (Re)pare!

 

 

IMG_8071 IMG_8094

IMG_8092 IMG_8156

Compartilhe:
Voltar