Arthur Maciel, Bernardo Dabul, Carlos Reisig, Denis Neves, Diego Abib, estudantes, Gerson Ribeiro, Igor Moraes, instituição privada, Jessika Freitas, Jose Felipe Gasparian, Joy Till, Laura Lontra, Macella Campos, Marcelo Cortez, Mariana Correa, Michele Pereira, Pillar Buss, professores, PUC-Rio, Rafaela Duboc, Renan Dantas, Renan Viegas, Rennan Vieira, Victor Teles
Espacialização Suportecalçada, interior privado, poste, praça
Frequência Duração4 horas
TurnoTarde
LocalPraça Santos Dumont, PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente
Bairro Ano Data02/06/2014
Em junho de 2014, os altos preços praticados na cidade inspiraram os alunos da disciplina ‘Mobilidade e Ubiquidade’, do curso de Design da PUC-RIO, a expressar seu desgosto pelo desrespeito ao consumidor carioca através da intervenção Olhos da Cara. Às vésperas da Copa do Mundo, os preços absurdos cobrados nos estabelecimentos na Gávea eram “justificados” pela vinda de turistas para o evento. Restaurantes, lanchonetes, até mesmo vendedores de coco na praia inflaram os preços de forma exagerada. Os alunos, coordenados pela professora Joy Till, seguiram um percurso da Rua Marquês de São Vicente até a Praça do Santos Dumont, colando cartazes e realizando entrevistas com consumidores e comerciantes no bairro, a fim de gerar uma reflexão coletiva sobre os altos custos e denunciar os preços cada vez mais abusivos.