Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

A Caminho da Escola 2.0

Desde 2008, o programa “A Caminho da Escola” leva educação para o trânsito à rede municipal. Como parte do aperfeiçoamento do programa, a CET-Rio, em parceria com a Subprefeitura da Zona Norte e a Secretaria Municipal de Educação, e com o apoio do ITDP Brasil e da FIA Foundation, implantou uma intervenção na Penha Circular, na Zona Norte da cidade. Esta iniciativa pretende criar um espaço público seguro e acolhedor para a circulação dos funcionários e alunos da rede municipal de ensino e, consequentemente, para todos, no entorno da E. M. João de Deus. A partir do envolvimento da comunidade, através de um mapa de risco do entorno feito por professores e alunos, foram implementadas as intervenções urbanas com o objetivo de melhorar a sinalização e prevenir acidentes de trânsito no entorno da escola. Entre essas intervenções estão: instalação de placas de sinalização, implantação de áreas de extensão de calçadas e encurtamento de travessias visando maior segurança.

Para mais informações:

Compartilhe

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.