Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Das Tripas, Coração

Intervenções artísticas no Morro da Conceição é o nome dado ao conjunto de 12 intervenções, realizadas no final de semana do dia 12 e 13 de Abril de 2008, selecionadas através do Edital Arte e Patrimônio, lançado em 2007. O Edital buscava selecionar projetos que trouxessem múltiplas interações entre arte, patrimônio e a comunidade local como forma de celebrar os 70 anos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
“Dastripas, Coração” de Adrianna Eu foi uma das intervenções selecionadas pelo Edital. A instalação consistia em uma conexão, criada por uma extensão de fios vermelhos de lã, entre dois pontos em alturas diferentes: embaixo, na rua, um poste no meio da calçada; em cima, uma casa no Adro da Igreja de São Francisco da Prainha.
Na percepção dos transeuntes, despencava do alto do muro um feixe imenso de fios vermelhos de lã, como que perfazendo de modo inverso o caminho dos olhares que buscavam sua origem, no Adro de São Francisco.
Amarrando literalmente o casario antigo do Adro, em cima, à rua, embaixo, a instalação de Adrianna Eu ligava o bem preservado ao abandono cotidiano daquele trecho desprezado do tecido urbano. O convite à curiosidade estava feito. Mesmo que o transeunte desviasse o olhar, era inescapável o apelo da arte.

Para mais informações:

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Arte Pública
Intervenções de Arte Pública

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Celebração dos 70 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

2
Dia(s)

TURNO

Manhã, Tarde, Noite

DATA

12/04/2008
13/04/2008

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.