Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Estande de Distribuição de Jacas Urbanas (IMNJ)

O Estande de Distribuição de Jaca foi criado pelo DAU no Edital 2023 do IEAHu, PUC-Rio, para o Programa de Educação Socioambiental promovido pelo Instituto Mão na Jaca (IMNJ). O mobiliário urbano funciona como atrativo para a ação de distribuição gratuita de jacas coletadas na cidade. O Estande é o chamariz, e local, onde se dá a difusão da cultura de aproveitamento da jaca verde em pratos salgados, proporcionando alimento e geração de renda para a população em geral e pessoas de baixa renda. Ao longo de 18 semanas foram doadas 5,3 toneladas de jaca e beneficiadas 967 pessoas com as doações. Foi formado um coletivo com grupo de whatsapp, de 170 pessoas, que troca experiências e se voluntariou na organização das ações promovidas. O Programa oferece receitas e videoaulas gratuitas, para quem quiser consultar e aprender. O público pode interagir, publicando suas próprias receitas, oferecendo serviços ou produtos relacionados à culinária, feita com jaca, no site do IMNJ, onde também se encontra o livro “O Impacto Social das Jaqueiras”, com artigos sobre a história da jaca e mapas de jaqueiras localizadas na cidade. Enquanto no Brasil jogamos jacas no lixo, na Europa é vendida por 25 euros por quilo, ou seja uma jaca média vale mais de 1000 reais. Precisamos aprender o valor dessas árvores urbanas.

Para mais informações:

Compartilhe
Ações Táticas
Ações Táticas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Programa de Educação Socioambiental Instituto Mão na Jaca. Edital IEAHu 2023 – Extensão acadêmica no contexto de Vulnerabilidade

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

5
Mês(es)

TURNO

Manhã

DATA

De 15/11/2024
a 26/03/2025

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.