Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

MAGMA #2

Intervenções artísticas no Morro da Conceição foi o nome dado ao conjunto de 12 intervenções, realizadas no final de semana do dia 12 e 13 de Abril de 2008, selecionadas através do Edital Arte e Patrimônio, lançado em 2007. O Edital buscava selecionar projetos que trouxessem múltiplas interações entre arte, patrimônio e a comunidade local como forma de celebrar os 70 anos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
“Dos escombros, o brilho. Do esquecimento e da negligência, memória e preservação.” A instalação “Magma”, de Heleno Bernardi, consiste em intervir sobre ruínas, cobrindo-as com camadas de purpurina dourada. O Magma #2 tomou como suporte os escombros de uma casa que desabou sobre a Rua Major Daemon em meados do ano de 2007, criando uma plasticidade impressionante ao transformar uma ruína de entulhos e sobras em uma obra de arte. Impactos visuais de uma imensidão de pigmentos dourados em meio aos escombros. A obra cria um contraste implícito com o abandono e denuncia o descaso do poder público, que praticamente se esquivou de intervir no local, apesar do desabamento ter ocorrido em dois tempos, desalojando famílias e trazendo perigo para moradores e transeuntes, de oito a dez meses antes da realização da intervenção.

Para mais informações:

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Arte Pública
Intervenções de Arte Pública

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Celebração dos 70 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

2
Dia(s)

TURNO

Manhã, Tarde, Noite

DATA

12/04/2022
13/04/2022

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.