Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Rio com Gentileza

O Projeto “Rio com Gentileza” foi criado em 1999 com a finalidade de recuperar as escrituras urbanas produzidas por um dos mais importantes personagens populares do Brasil: o profeta Gentileza. O profeta percorre o país, mas foi no Rio de Janeiro que deixou seu principal legado, a escritura de um livro urbano de ensinamentos sobre as pilastras do viaduto do Caju, que foram pintados na década de 80 utilizando a própria grafia do autor, geralmente nas cores verde, amarelo, azul e vermelho. No ano de 1997 as pinturas foram apagadas como forma de condenação da sua expressão. Devido ao trabalho de Leonardo Guelman, professor do Departamento de Artes da UFF e coordenador do Rio com Gentileza, com o apoio de demais colaboradores, em 1999 deu início a recuperação dos escritos e foi concluída em maio de 2000. Em 2010 ocorreu uma nova restauração, feita através da Lei do ISS da Secretaria municipal de Cultura, com o apoio do consórcio Novo Rio/Socicam e da Subsecretaria do Patrimônio do município. Os 56 escritos restaurados pelo projeto foram tombados como patrimônio da cidade, as intervenções que quando feitas não tinham permissão legal, hoje constituem uma parte valiosa da gráfica urbana dos cariocas.

Para mais informações:

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Arte Pública
Intervenções de Arte Pública

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Projeto "Rio com Gentileza"

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

10
Mês(es)

TURNO

Manhã, Tarde, Noite

DATA

Variáveis

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.