Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Salva Vias

Como parte da 8a. Semana de Design da PUC-Rio, em outubro de 2014, a ação Salva-vias teve como tema a preocupação com o convívio na ciclovia próxima à universidade. A intervenção, organizada pela turma de estudantes da disciplina ‘Mobilidade e Ubiquidade’, coordenados pela professora Joy Till, propôs a reflexão sobre o espaço em questão, sua ocupação e fluxos. O objetivo foi alertar quanto à necessidade da boa convivência entre os diversos frequentadores da região, caracterizada pelo conflito entre caminhantes, ciclistas e usuários do comércio local que impedem o tráfego na ciclovia. Através de uma atividade interativa e bem humorada, alunos caracterizados como Agentes da Lei aplicavam ‘multas’ aos passantes por comportamento inadequado como jogar lixo na rua ou parar na ciclovia obstruindo a passagem. Além disso, realizaram entrevistas com pedestres e usuários de barraquinhas próximas, no intuito de refletir sobre como as atitudes individuais dos transeuntes podem ser agravantes dos problemas no local.

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Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.