Nos dias 11, 12 e 13 de abril, o LabIT-PROURB realizou as oficinas de co-criação no âmbito do Laboratório Urbano Oswaldo Cruz, projeto do PROURB em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e com o escritório de urbanismo Superwien, com patrocínio do Novo Nordisk e apoio da rede C40 Cities.
O Laboratório Urbano Oswaldo Cruz é uma iniciativa que envolve a comunidade na criação de espaços urbanos mais seguros, sustentáveis e acolhedores. Utilizando o Urbanismo Tático, o projeto propõe intervenções rápidas, de baixo custo e impacto positivo imediato. Baseado nas diretrizes dos Corredores de Sustentabilidade do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro (PDS), o Laboratório busca ampliar o alcance do projeto-piloto realizado em 2024, trazendo melhorias para mais áreas do bairro. As áreas escolhidas são: o entorno da estação de trem de Oswaldo Cruz, o entorno do Rio das Pedras e a conexão da estação com o Parque Madureira.
O primeiro dia da oficina aconteceu na Praça da Estação de Trem Oswaldo Cruz e contou com atividades de cocriação, envolvendo ferramentas de mapeamento afetivo e boas práticas. O objetivo foi reunir ideias dos próprios moradores para possíveis intervenções nos espaços locais, tendo como diretriz os Corredores de Sustentabilidade definidos no PDS.
O segundo dia da oficina aconteceu no entorno do Parque Madureira e teve como ferramentas principais o mapa de mobilidade e o mapeamento de pontos de interesse. Os participantes foram convidados a desenhar sua rota até o parque, registrando os trajetos que percorrem a partir de casa, do trabalho ou da estação.
Ainda no segundo dia, foi realizada a Roléficina — uma atividade em formato de percurso que combina caminhada com escuta ativa e engajamento comunitário. Participaram grupos convidados, que seguiram trajetos previamente definidos com base no Mapa de Mobilidade do Quiosque Urbano. Ao longo do caminho, foi aplicada a ferramenta Placegame, com perguntas direcionadas à avaliação dos espaços e sugestões de melhorias. A dinâmica buscou estimular a percepção crítica dos participantes sobre o território, promovendo reflexões coletivas sobre como tornar os espaços mais confortáveis, acessíveis e inclusivos.
No terceiro e último dia, foi desenvolvido o Jogo Construa sua Praça, em Rio das Pedras, que consiste em um jogo de tabuleiro com pictogramas representando possíveis elementos a serem colocados no espaço público. A regra do jogo permite que os participantes se coloquem no lugar de outros grupos sociais como mulheres, idosos e crianças.
______________________________
Autoria: LabIT-PROURB
Parceria: EPL e Superwien Urbanism
Financiamento: Novo Nordisk
Apoio: C40 Cities
Apoio institucional: Coppetec
Fotografia: João Salamonde / Rogério Von Kruger / Mapa Fotografia