Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

LABORATÓRIO URBANO OSWALDO CRUZ

08 de maio de 2025

O Laboratório Urbano Oswaldo Cruz é uma iniciativa que envolve a comunidade na criação de espaços urbanos mais seguros, sustentáveis e acolhedores. Utilizando o Urbanismo Tático, o projeto propõe intervenções rápidas, de baixo custo e impacto positivo imediato. Baseado nas diretrizes dos Corredores de Sustentabilidade do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro (PDS), o Laboratório busca ampliar o alcance do projeto-piloto de 2024, trazendo melhorias para mais áreas do bairro. De autoria do LabIT-PROURB, da FAU/UFRJ, o projeto conta com o apoio e ações de diversos órgãos da Prefeitura da Cidade, como a Subprefeitura da Zona Norte, Casa Civil, FPJ, Seconserva, Comlurb, SMAC, Rio Luz e CetRio, e parceria com a Superwien Urbanism.

COCRIAÇÃO

O início do Laboratório se deu a partir da fase de cocriação, com oficinas nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2025. Esta fase teve por objetivo realizar atividades participativas com a comunidade do bairro de Oswaldo Cruz. 

O primeiro dia da oficina aconteceu na Praça da Estação de Trem Oswaldo Cruz e contou com atividades de cocriação, envolvendo ferramentas de mapeamento afetivo e boas práticas. O objetivo foi reunir ideias dos próprios moradores para possíveis intervenções nos espaços locais, tendo como diretriz os Corredores de Sustentabilidade definidos no PDS.

No segundo dia, as atividades ocorreram no entorno do Parque Madureira e contaram com ferramentas principais como o mapa de mobilidade e o mapeamento de pontos de interesse. Os  participantes foram convidados a desenhar sua rota até o parque, registrando os trajetos que percorrem a partir de casa, do trabalho ou da estação. 

Ainda no segundo dia, foi realizada a Roléficina, uma atividade em formato de percurso que combina caminhada com escuta ativa e engajamento comunitário. Participaram grupos convidados, que seguiram trajetos previamente definidos com base no mapa de mobilidade desenvolvido nos dias anteriores. Ao longo do caminho, foi aplicada a ferramenta “Placegame”, com perguntas direcionadas à avaliação dos espaços e sugestões de melhorias. A dinâmica buscou estimular a percepção crítica dos participantes sobre o território, promovendo reflexões coletivas sobre como tornar os espaços mais confortáveis, acessíveis e inclusivos.

No terceiro e último dia, foi desenvolvido o Jogo Construa sua Rua, na Travessa Capelão Antônio Avelino, que consiste em um jogo de tabuleiro com pictogramas representando possíveis elementos a serem instalados no espaço público. A regra do jogo permite que os participantes se coloquem no lugar de outros grupos sociais como mulheres, idosos e crianças.

______________________________

Autoria: LabIT-PROURB

Parceria: EPL e Superwien Urbanism

Financiamento: Novo Nordisk

Apoio: C40 Cities

Apoio institucional: Coppetec

Fotografia: João Salamonde / Rogério Von Kruger / Mapa Fotografia

 

Compartilhe