Cada intervenção cadastrada em nosso mapa possui em sua galeria um diagrama axonométrico que ilustra suas oito características formativas.
Exemplo de diagrama axonométrico da intervenção de arte pública Ex.vazio
O diagrama é composto por três octógonos concêntricos cuja leitura se dá do centro para as extremidades. O ponto mais extremo significa uma maior intensidade da característica, o ponto médio, uma intensidade média, e o ponto central, uma baixa intensidade.
Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.
Pequena:
O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.
Transitória:
O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.
Particular:
O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.
Subversiva:
O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.
Interativa:
O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.
Ativa:
O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.
Participativa:
O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.
Relacional:
O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.