Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Estar na FAU

A intervenção fez parte da pesquisa e proposta de ativação relacionada ao Trabalho Final de Graduação da estudante Maria Eduarda Cunha, abordando o pátio interno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Durante essa intervenção, foram levantados questionamentos acerca do espaço e suas possíveis utilizações, incluindo a indagação aos usuários sobre por que esse espaço não era frequentado com maior regularidade. A natureza reflexiva da intervenção buscou sugerir potenciais apropriações do local, ao mesmo tempo em que provocava os frequentadores do edifício a refletirem sobre as razões por trás da subutilização desses espaços.

Para tornar o evento mais acolhedor, foram distribuídos saquinhos de pipoca e copos de mate, incentivando o público a permanecer no local e refletir sobre o espaço. Além disso, a presença de música, cadeiras de praia e elementos decorativos conferiram à intervenção um caráter festivo. Os participantes foram convidados a deixar mensagens, desenhos, pensamentos e feedbacks sobre a intervenção ou sobre o próprio espaço em análise.

Para mais informações:

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Ações Táticas
Ações Táticas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Trabalho Final de Graduação

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

1
Dia(s)

TURNO

Manhã, Tarde

DATA

12/12/2023

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.