Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Pedaço de Mundos: Um mural na E. M. Edmundo Bittencourt

No âmbito de uma série de melhorias propostas pela direção da E. M. Edmundo Bittencourt – escola projetada por Affonso Eduardo Reidy como parte do Conjunto Residencial Pedregulho, em São Cristóvão – está o projeto pedagógico “Olhando o Mundo Através do Muro”. A intervenção desenvolvida pelo LabIT-PROURB consiste na criação de um mural artístico a partir do levantamento de referências iconográficas do bairro, com a temática “ícones da paisagem carioca local”, realizada em um muro localizado em frente à entrada principal da escola, atuando como um museu a céu aberto. Por meio de arte e cartografia afetiva, o projeto busca fortalecer a integração da escola com a comunidade, e fazer com que a população local desenvolva laços afetivos e sentimento de pertencimento, com o bairro e o entorno escolar, através da reprodução de um mapa da região e da criação de um percurso que conecta a escola com diversos pontos de referência do território, apresentando também a percepção de uma perspectiva diferente da que os moradores estão acostumados, que é a visão do pedestre. A intervenção foi fundamentada em um processo participativo e dividida em três etapas: (1) Pesquisa: A partir de uma visita técnica à área de atuação, foi feita a pesquisa de referências iconográficas do bairro. (2) Pré-produção: Por meio de um workshop, foi elaborada a composição do mural e a prototipagem dos elementos gráficos, utilizando a técnica de estêncil. (3) Confecção: Nesta etapa, foi realizada a execução do mural em mutirão com estudantes de arquitetura, parceiros, membros do laboratório e da escola.

Para mais informações:

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Arte Pública
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LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Projeto artístico “Olhando o Mundo Através do Muro”

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

5
Dia(s)

TURNO

Manhã, Tarde

DATA

05/03/2024
09/03/2024
12/03/2024
16/03/2024
26/03/2024

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.