Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

AÇÃO TÁTICA: MUDA RUA

23 de julho de 2024

A ação tática “Muda Rua” foi realizada no dia 5 de julho de 2024, ativando a rua Pascoal Lemme, em frente à Coppead, na Cidade Universitária. Envolvendo alunos e professores do Ateliê Avançado da FAU UFRJ (turma 2024.1), a ação contou com o apoio do escritório técnico da universidade (ETU/UFRJ), Prefeitura Universitária, canteiro experimental (LEMC – FAU/UFRJ), Coppead, além da Faperj e do CNPq. 

Durante algumas horas, a ação transformou um trecho da rua em um espaço voltado para os pedestres e ciclistas, promovendo caminhabilidade e mobilidade ativa. A iniciativa promoveu outras mudanças positivas para a comunidade como a redução da velocidade dos veículos em entornos escolares, o incentivo à conscientização ambiental e o reflorestamento. 

O planejamento começou três semanas antes do evento, com reuniões regulares entre alunos e professores para definição das estratégias e atividades. Para a realização do projeto idealizado “Muda Rua” foram formados sete grupos de trabalho: elementos arquitetônicos, mobiliário, comunicação, projeto, mudas, orçamento e pintura. A partir da formação dos grupos foi possível realizar as atividades no dia da ação. Algumas das táticas realizadas e que possibilitaram a transformação da rua foram o redesenho viário e a ocupação das vagas de carro.

Foi realizada pintura de piso para redesenho viário com criação de calçada para pedestres, ocupação das vagas de carro transformando em áreas de estar, instalação de paraciclo, distribuição de mudas de árvores nativas fornecidas pelo horto universitário, exposição dos trabalhos (projeto da rua) na estrutura de bambu, pesquisa e atividade participativa com os passantes e instalação de balões verdes representando futuras árvores plantadas, como solução de baixo custo para delimitação da calçada. 

As atividades foram pensadas na intenção de ativar a rua e aplicar / testar o urbanismo tático na Cidade Universitária. A pesquisa de opinião realizada buscou compreender o desejo das pessoas, o que falta para elas na rua, e a impressão das pessoas sobre os elementos implementados na ação.

Compartilhe