Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Cabeção Interditado

Daniel Toledo, entre 2003 e 2010, realizou algumas exposições, intervenções e performances com o intuito de problematizar a construção coletiva de imagens e identidades. Ele propôs constantes trocas entre as imagens dos corpos, rostos, roupas, a fim de questionar as ideias, admitidas socialmente como normais, acerca de gênero, corpo e suas relações com o mundo. Em meio a essa série, o artista criou a obra Interditados, formada por Interditados em Paris (2007) e Cabeção Interditado (2009). Cabeção Interditado consiste no envolvimento do enorme busto de Getúlio Vargas com fita plástica amarela usada para interditar passagens. Ao intervir no monumento, o artista causou estranhamento, chamando atenção para um rosto que ali já existia, porém deslocando sua proposta cotidiana. O novo rosto, sem identificação, causa questionamentos sobre a imagem que ali havia. Além disso, busca ser um autorretrato de todos que passam por ele, de modo que possam refletir sobre sua autoimagem, sua identidade e como esta se coloca diante da cidade e das pessoas que a cercam.

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Arte Pública
Intervenções de Arte Pública

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

série de intervenções,performances e exposições de Daniel Toledo acerca do corpo e suas relações.

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

TURNO

Manhã, Tarde, Noite

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.