Vide Urbe é uma mostra itinerante de videointervenções realizadas por artistas individuais ou coletivos, com a proposta de usar a cidade como suporte e interface para suas artes. Convidado a participar da I Mostra Vide Urbe, Éder Santos optou por ressignificar Dogville, uma videoinstalação realizada em galerias e feiras de arte nacionais e internacionais. O vídeo, projetado em 2011 na fachada do Oi futuro de Ipanema, consistiu em uma sequência em loop de quatro cães domesticados que estão dentro de um limite que é evidenciado pelo toque dos cães sobre o vidro. O vídeo projetado causou empatia em grande parte do público mas também frustração em outra parte, que esperava uma relação mais crítica com a cidade, como a obra Fever, realizada anteriormente pelo mesmo autor. A obra Fever sofreu certa censura pelos donos do local em que a imagem era projetada ao medir a temperatura da cidade do Rio de Janeiro colorindo rosas brancas de vermelho com os dados estatísticos de casos de violência na cidade. Expor a imagem de cachorros carismáticos, “domesticando” os olhares dos passantes, na intervenção Dogville, foi de certa forma uma resposta às críticas anteriores sobre o discurso mais político da arte pública.