Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Pavilhão de Exposição “Futuro Agora”

“Futuro Agora – Revisitando a Arquitetura em Terra” é uma das exposições físicas integradas à 27ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO). A mostra é dividida em dois pilares, exposição e webinars gratuitos, e tem como objetivo apresentar inovações nas tecnologias de construção, como forma de refletir sobre os desafios da arquitetura contemporânea, trazendo um novo olhar sobre um dos materiais primários de construção, a terra. Localizado na Praça Mauá, o pavilhão, que reúne 24 painéis fotográficos e tipográficos, foi projetado pelos arquitetos chilenos Diego Baloian, Sebastián Silva, Matías Baeza e Juan Pablo Peró. A geometria circular do pavilhão, que propõe um sistema de construção modular e pré-fabricado baseado em peças de madeira, interage com o público por meio de uma rampa de acesso livre e um espaço interior capaz de se adaptar a múltiplas formas de apropriação pelo cidadão. A exposição foi realizada pela Insight Architecture em colaboração com o Instituto Federal Suíço de Tecnologia ETH Zurique e os arquitetos e urbanistas Fabio Gramazio e Matthias Kohler, da Gramazio Kohler Research, Roger Boltshauser, do Studio Boltshauser, e Pedro Rivera, do Brasil, além do apoio da Pro Helvetia e do Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro.

Para mais informações:

Compartilhe
Arte Pública
Intervenções de Arte Pública

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Exposição oficial da Suíça no 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO)

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

40
Dia(s)

TURNO

Manhã, Tarde

DATA

De 08/09/2021
a 17/10/2021

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.