Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Movimento Cultural 100% Suburbano

O grupo 100% Suburbano surgiu em 2011, e através do gênero musical Choro encontrou um meio de valorizar e resgatar a história e a cultura local. Em 2012 o grupo realizou a primeira Roda de Choro em Olaria, onde morou o compositor e mestre do Choro, Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha. Iniciou-se, assim, o desenvolvimento da retomada cultural da região. A partir dessa primeira roda, o grupo passou a realizar a Roda de Choro da Praça Ramos Figueira todo terceiro domingo do mês, e a promover eventos relacionados ao Choro, como o Dia Nacional do Chorinho, o Trem do Choro e o reconhecimento da Praça Ramos Figueira como reduto Pixinguinha em 2013.

Para mais informações:

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Apropriações Espontâneas
Apropriações Espontâneas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Enfraquecimento da história e da cultura local

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

TURNO

Tarde, Noite

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.