Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Quintal

Quintal é um projeto desenvolvido e realizado pelo SerHurbano e o Consulado Geral da Itália, com o apoio da Expo 2015 Milão através do tema “Alimentar o Planeta – Energia para a Vida”. A iniciativa propõe a ocupação da Praça Itália, no Centro do Rio, através de intervenções de arte, cultura e música, e feira de produtos orgânicos. Recentemente, a praça foi adotada pelo Consulado Geral da Itália, responsável pela manutenção e conservação paisagística do local, em um projeto idealizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Fundação de Parques e Jardins, que também busca aumentar a segurança do local. Participam também da intervenção diversos artistas e coletivos como NAVIU, 13 Pompons, Sarau do Escritório, Disco Xepa, Favela Orgânica, Junta Local, Fernando Carvalho, Henrique Madeira, Rapha Silva, Feijão Coletivo, Allbrazz Quarteto, Naturalmente, Zumzum Mel do Mato, Casa Txai, Delícias Maciel, EcoJuba, Perma Rio, Alimento Universal, Buffet Vivo, Moto Cerva, Veg&tal, Vegan Cake. As atividades acontecem no horário comercial, das 11:00 às 19:00, com o intuito de integrar as pessoas que circulam diariamente pela área e fazer da praça um ponto agradável de encontro, lúdico e acolhedor. Ou seja, um verdadeiro quintal coletivo.

Para mais informações:

Compartilhe
Apropriações Espontâneas
Apropriações Espontâneas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Revitalização recente da praça

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

9
Hora(s)

TURNO

Manhã, Tarde, Noite

DATA

22/06/2015
23/06/2015
24/06/2015
25/06/2015
26/06/2015
09/10/2015

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.