Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Truísmos

Truísmos é uma criação de Jenny Holzer, artista contemporânea que, através de obviedades e verdades que são esquecidas em meio ao caos da vida urbana, trata de levar reflexões e questionamentos às pessoas que vivem na cidade. Na década de 1970, o projeto iniciou-se baseado em cartazes e colagens em lugares públicos, sendo posteriormente transformado em projeções monumentais e em grandes painéis de LED e outdoors, atingindo maior escala e ocupando espaços de grandes publicidades. A artista americana levou suas projeções para grandes cidades ao redor do mundo, sendo o Rio de Janeiro o palco de seu projeto no ano de 1999. Os truísmos traduzidos foram expostos nos cartões-postais do Rio, como Morro da Urca, Pão-de-Açúcar e Arpoador. Dessa maneira, a artista interviu na paisagem carioca a fim de provocar as mais variadas reações em quem pôde contemplar as projeções em meio ao cotidiano caótico da cidade.

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Arte Pública
Intervenções de Arte Pública

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

trabalho de projeções da artista Jenny Holzer ao redor do mundo.

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

Minuto(s)

TURNO

Noite

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.