Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Vaga Viva (Impacto das Cores | TransLAB.URB)

Como parte do evento INSURGÊNCIAS: Experiências em Espaços Públicos, as VAGAS VIVAS tiveram o objetivo de promover ações de conversão de vagas de carro em áreas de lazer temporárias, realizadas por coletivos que atuam no Morro da Providência conjuntamente com organizações que compõem a Rede Placemaking Brasil. A parceria entre Impacto das Cores e TransLAB.URB hackeou mais um espaço útil ao ocupar uma vaga de estacionamento oblíquo à calçada da praça.

A ação proporcionou um ponto de apoio para as atividades realizadas na praça, como a quadra poliesportiva e a academia ao ar livre, quando crianças puderam participar efetivamente das oficinas e do lanche da tarde. Para a composição do espaço foi criado um gramado, vegetação, além das peças de mobiliário projetadas e executadas pela equipe, na Fundação Darcy Vargas. A estratégia procurou mostrar uma outra possibilidade de espaço público, permeável e menos árido, contrapondo-se ao existente em áreas consolidadas.

Para mais informações:

Compartilhe
Ações Táticas
Ações Táticas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Semana Nacional do Trânsito e 5º Encontro Placemaking América Latina + Festival Internacional de Intervenciones Urbanas 8 - Insurgências: experiências em espaços públicos

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

1
Dia(s)

TURNO

Manhã, Tarde

DATA

16/09/2023

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.