Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Viaduto Literário

O Viaduto Literário é uma iniciativa cultural que promove a literatura para crianças e adolescentes do Morro da Providência, e também do Morro do Pinto, na região central do Rio de Janeiro. Essa iniciativa surgiu de um movimento de mulheres, com o apoio de parceiros e voluntários, que enxergaram grande potencial em um espaço residual do bairro, utilizando a estrutura viária do Viaduto São Pedro/São Paulo como suporte físico para suas práticas: onde a via elevada funciona como um “teto” e os pilares de concreto sustentam também prateleiras de livros. Assim, a iniciativa produz um conjunto de ações ligadas ao consumo de literatura até práticas mais lúdicas, como rodas de leitura e contação de histórias, oficinas de percussão, de pintura, de colagem, de teatro e de brinquedos reciclados. Essas ações ocupam o espaço por um tempo limitado mas também deixam rastros duradouros, como desenhos e pinturas no piso e pilares, instalação de bibliotecas improvisadas à disposição do público, além da capacitação de voluntários e crianças, jovens de dentro e de fora da favela capazes de ressignificarem as suas próprias histórias.

Para mais informações:

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Apropriações Espontâneas
Apropriações Espontâneas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Incentivo à leitura como parte do coletivo Favela Cineclube

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

5
Ano(s)

TURNO

Manhã, Tarde

DATA

Variáveis

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.