Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Wallpeople RJ

Idealizado em Barcelona pelo artista espanhol David Marcos e o mexicano Pablo Quijano, o Wallpeople é um projeto de arte urbana que tem intenção de reivindicar o espaço público como meio de expressão da cidadania. Hoje o evento já acontece em mais de 40 cidades na América, Europa e Ásia, simultaneamente no mês de junho. No Rio, a intervenção foi realizada pela primeira vez em 2011, no Circo Voador, e a partir do ano seguinte passou a acontecer na Tijuca, bairro que, geralmente, é excluído do circuito de eventos artísticos na cidade. Artistas amadores ou profissionais são convidados a expressar suas ideias, sentimentos e conceitos através da arte, criando e recriando uma obra única e irrepetível em muros abandonados da cidade. Dessa forma, a cada ano o Wallpeople tem um tema como, por exemplo, música, felicidade, natureza, e as pessoas podem colaborar com fotografias, desenhos, colagens, história em quadrinhos, tecidos, estampas, post-its, poemas, enfim, qualquer criação que possa ser suportada por cola ou fita adesiva, já que pregos e ganchos não são permitidos.

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Arte Pública
Intervenções de Arte Pública

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Wallpeople,Intervenção mundial que nasceu em Barcelona

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

4
Hora(s)

TURNO

Manhã, Tarde

DATA

02/07/2011
16/06/2012
01/06/2013
07/06/2014

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.