A ação tática “Misericórdia!” fez parte da programação do aniversário de 102 anos do Museu Histórico Nacional, propondo uma série de atividades que buscam refletir sobre o lugar do museu como articulador do território, com o objetivo de resgatar a memória da região onde se iniciou o povoamento do Rio de Janeiro, mas já completamente transformada pela evolução urbana da cidade.
Durante a realização da ação, foram utilizadas táticas pontuais voltadas para a gestão e apropriação do espaço público. A ação contou com uma série de atividades programadas para o dia, como contação de histórias, sarau de poesia, visita guiada às ruas do entorno e apropriação temporária do Largo da Misericórdia.
Contando com a participação de um público diverso, os participantes também tiveram a oportunidade de experimentar modelos 3D em óculos de realidade virtual, e jogos para educação patrimonial desenvolvidos no âmbito das pesquisas do PROURB.
A ação também contou com a exposição de trabalhos acadêmicos apresentados pela turma do Ateliê Avançado. Assim, a ação buscou ativar a área com o objetivo de recolher dados, por meio de um processo participativo, para serem considerados no processo de ensino e nos projetos desenvolvidos pelos estudantes.
Além disso, a articulação com diversos atores locais, como a Santa Casa da Misericórdia e a Polícia Militar, garantiram a abertura da histórica Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso e a liberação dos carros que ocupavam as calçadas do Largo da Misericórdia, oferecendo uma nova oportunidade de vivenciar aquele espaço em sua plena potência patrimonial.