Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Pedaço de Mundos: Um mural na E. M. Edmundo Bittencourt

07 de maio de 2024

O Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT-PROURB) recebeu o convite para integrar o projeto pedagógico “Olhando o Mundo Através do Muro”. Trata-se da criação do mural artístico “Pedaço de Mundos” no muro em frente à Escola Municipal Edmundo Bittencourt, funcionando como uma exposição a céu aberto. A escola faz parte do Conjunto Residencial Pedregulho, em São Cristóvão-RJ, projeto de Affonso Eduardo Reidy e Carmen Portinho.

O projeto tem como premissa transformar as 40 seções do muro em painéis com diferentes temáticas: ícones da paisagem, esportes, meio ambiente, educação, fauna e flora brasileira etc. Os desenhos vêm sendo elaborados e executados através da colaboração entre a comunidade escolar e atores sociais parceiros, dentre eles a Cedae, proprietária do muro, a unidade de saúde local, a Polícia Militar e a Comlurb, bem como professores da escola e até mesmo um ex-aluno.

Por meio de arte e cartografia afetiva, o painel “Pedaço de Mundos” busca melhorar a ambiência da rua, fortalecer a integração da escola com a comunidade e fazer com que a população local desenvolva laços afetivos e o sentimento de pertencimento para com esse espaço público do entorno escolar, através da reprodução de um mapa do bairro de São Cristóvão e da criação de um percurso que conecta a escola com diversos pontos afetivos do território, ícones da paisagem carioca, apresentando também a percepção de uma perspectiva diferente da que os moradores estão acostumados, que é a visão do pedestre.

A atividade se dividiu em três etapas, sendo a primeira a criação de um protótipo do que veio a ser o mural, advinda de workshop interno dos integrantes do laboratório. Uma vez que a técnica de pintura a partir de estênceis foi definida para a intervenção, o segundo momento foi justamente a produção destes estênceis, com base no material gráfico feito para o protótipo.

A terceira etapa foi a pintura do mural, que se dividiu em 5 dias, com diferentes dinâmicas. Alunos da escola, de diferentes idades, puderam colaborar com a intervenção,  ressaltando o caráter integrador da proposta.

Compartilhe