Este relatório apresenta a intervenção tática Praia da Bandeira, uma ação elaborada e realizada por estudantes e professores da FAU UFRJ, com apoio do Projeto Vida Local, apresentando exposições e simulações de possíveis configurações urbanas mais amigáveis para o bairro da Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro.
O projeto da intervenção foi elaborado como parte da disciplina de Ateliê Integrado II, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (FAU UFRJ) onde realizaram-se estudos urbanísticos, arquitetônicos, paisagísticos e projetos de requalificação urbana. A conexão da academia, sociedade civil, e poder público a partir de encontros, debates e pesquisas resultou na escolha do encontro das ruas Barão de Iguatemi e Travessa da Soledade, obedecendo a critérios essenciais para a execução do projeto: a necessidade de um local sombreado para a instalação do container, de fácil acesso ao público, de dimensões adequadas ao mobiliário inserido, e com a possibilidade de fechamento de rua.
Durante o dia da intervenção foi inaugurado o espaço temporário do Centro Sustentável e Democrático de Design Urbano (CSDDU), apresentado em meio à atividades presentes na ação tática. Seu uso destinou-se a atividades como workshops e atividades artísticas para a população local.