Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

AtivAí

O “AtivAí” foi uma ação tática de um dia envolvendo alunos e professores da FAU UFRJ. O objetivo principal foi transformar a Av. Chile, uma avenida com ênfase rodoviária, em um espaço com foco nas pessoas e na mobilidade ativa por meio de ações de urbanismo tático, além de promover mudanças positivas em nossa comunidade, incentivando a conscientização urbana, ambiental, o direito à cidade e a valorização do aprendizado prático.

O planejamento começou semanas antes do evento, com reuniões regulares entre alunos e professores para elaborar estratégias e definir as atividades. No momento da intervenção, foram realizados ensaios e transformações físicas no local, como a pintura de uma faixa de travessia, o que, aliado a balizadores colocados, foi responsável pela diminuição da velocidade dos automóveis. A distribuição de mudas foi uma das atividades-chave da ação. Com o objetivo de aumentar o verde na comunidade e obter a atenção dos transeuntes, foram distribuídas mudas de plantas nativas e resistentes, adequadas ao clima local. As mudas foram preparadas pelos alunos utilizando materiais de baixo custo, como vasos reciclados e terra doada.

Outra atividade notável foi o bazar de roupas. Foram realizadas doações de roupas em bom estado, e os alunos organizaram um espaço onde as pessoas podiam escolher roupas a preços acessíveis. A receita arrecadada foi destinada aos custos relativos à ação. A apresentação de trabalhos realizados durante o período letivo trouxe um senso de participação entre alunos e comunidade.

Os estudantes exibiram projetos que abordavam questões sociais, urbanas, ambientais e culturais. Isso não apenas mostrou o compromisso dos alunos em aplicar o aprendizado de sala de aula na prática, mas também estimulou discussões construtivas sobre como a comunidade poderia enfrentar seus desafios. Para avaliar a eficácia da ação, foi realizada a contagem de pessoas durante o período de intervenção e durante um dia sem a presença da intervenção naquele local.

Para mais informações:

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Ações Táticas
Ações Táticas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Disciplina Ateliê Integrado 2 da FAU-UFRJ. Distrito de Baixa Emissão PCRJ.

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

1
Dia(s)

TURNO

Manhã, Tarde

DATA

16/06/2023

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.