O “Baixo Chile” foi uma ação tática de um dia envolvendo alunos e professores da FAU UFRJ. O objetivo principal foi transformar a Av. Chile, uma avenida com ênfase rodoviária, em um espaço com foco nas pessoas e na mobilidade ativa por meio de ações de urbanismo tático, além de promover mudanças positivas em nossa comunidade, incentivando a conscientização urbana, ambiental, o direito à cidade e a valorização do aprendizado prático.
A ação é uma parceria entre a FAU UFRJ – disciplina de Ateliê Avançado Projeto da Rua 2023, 2030, 2050 – e o Escritório de Planejamento da Secretaria de Fazenda da Prefeitura do Rio de Janeiro, no âmbito do projeto do Distrito de Baixa Emissão e da pesquisa realizada no PROURB “Urbanismo Tático como micropolítica de adaptação de espaços públicos”.
A proposta ativou o primeiro baixio da Av. Chile, propondo uma extensão de calçada e ciclovia sobre uma faixa de rolamento, áreas de estar, processo participativo para consultar sobre as demandas para a rua, doação de mudas e de livros, além de uma exposição sobre os projetos realizados na disciplina. A ciclovia foi imediatamente utilizada pelos ciclistas da região, e houve engajamento de dezenas de passantes, que responderam a perguntas e receberam doações. A ação também contou com o apoio da CET-Rio e da Comlurb na operação de trânsito e limpeza do espaço.