Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Cine Mureta

O Cine Mureta é uma intervenção urbana idealizada por MUTA em parceria com a Nó Arquitetos e Frestas e apoio da Casa de Estudos Urbanos. Ela tem a intenção de levar o debate sobre o direito à cidade e a apropriação do espaço público para a rua, e misturar quem promove a discussão, a academia, com seu objeto de estudo, a cidade e as pessoas.
A ação é feita pela projeção de curtas-metragens relacionados ao tema em um painel montado na Mureta da Glória, voltado para o Aterro do Flamengo. As pessoas acomodam-se livremente na calçada, sentam-se no chão ou na própria mureta, onde podem ficar à vontade. Após a exibição, realiza-se um debate aberto aos espectadores. Além do material audiovisual, a Casa de Estudos Urbanos agrega à intervenção exposições (fotográficas, artes plásticas, etc) que possam somar ao debate. As exposições acontecem dentro da Casa, na Rua da Glória nº 18, de forma simultânea à intervenção.

Para mais informações:

Compartilhe
Apropriações Espontâneas
Apropriações Espontâneas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Invisibilidade da população de rua e das favelas

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

4
Hora(s)

TURNO

Noite

DATA

Variáveis

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.