Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Cineminha no Beco

Em 2013, o músico e morador da Maré Lindenberg da Silva, mais conhecido como Bhega, decidiu começar um projeto para transformar as ruas do complexo da Maré em um cinema aberto. Com o objetivo de desenvolver a consciência ambiental dos moradores e levar cultura às crianças da comunidade, Bhega deu início ao projeto recolhendo óleo de cozinha para reciclagem e, com o dinheiro arrecadado, comprou parte dos equipamentos necessários. Os moradores locais ajudam com doações e com a pipoca e refrigerante dados às crianças durante a sessão. O músico reúne um mutirão de limpeza e organização do espaço para a exibição entre os moradores e circula pelas vielas do complexo com sua bicicleta, equipada com alto-falantes, uma hora antes da sessão, fazendo a divulgação. Em 2015, a iniciativa foi selecionada pelo edital do Prêmio de Ações Locais promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e ganhou uma verba como incentivo, mas Bhega diz que ainda quer construir um cinema de verdade para as crianças.

Para mais informações:

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Apropriações Espontâneas
Apropriações Espontâneas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Escassez de ações de lazer e cultura na comunidade da Maré

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

3
Hora(s)

TURNO

Noite

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.