Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Impacto das Cores – Novos Tons, Novas Histórias

“Impacto das Cores” é um projeto de reaproveitamento de sobras de tintas que busca ressignificar o território do Morro da Providência por meio da arte e educação ambiental. O projeto tem como parceria a agência experimental do curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal Fluminense, AÊ! UFF, e faz parte da rede Providência Sustentável, uma iniciativa que busca educar e capacitar jovens e adultos sobre as necessidades do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente. Foi colorindo com tons e poesia a principal escadaria do Morro da Providência que começou o Impacto das Cores. Em agosto de 2015, nasceu a “Escada em Versos e Cores”, colorida e rebatizada pelos moradores, a partir de tinta que viraria lixo. Assim, o projeto foca diretamente no impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de sobras de tintas, realizando interferências artísticas dentro da favela por meio da pintura das paredes das casas e espaços públicos da Providência. Através de eventos coletivos de pintura abertos a voluntários, workshops e apresentações, o projeto visa reciclar a tinta dos bairros vizinhos, resgatar memórias esquecidas e lançar luz sobre a rica história da favela, educando as crianças locais a valorizar suas raízes e a respeitar todos ao seu redor.

Para mais informações:

Compartilhe
Arte Pública
Intervenções de Arte Pública

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Projeto comunitário Providência Sustentável

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

7
Ano(s)

TURNO

Manhã, Tarde

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.