Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Laboratório Urbano Oswaldo Cruz

Nos dias 28 e 29 de junho, ocorreu a implementação do projeto piloto “Laboratório Urbano Oswaldo Cruz”, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o escritório de urbanismo Superwien e o LabIT-PROURB, com apoio do BID e do C40 Cities. O projeto utiliza o Urbanismo Tático como metodologia, por integrar soluções de baixo custo, rápida implementação e alto impacto, e atuou ao longo da Rota Local de Sustentabilidade, especificamente em dois pontos do bairro: a Praça Paulo da Portela e o Rio das Pedras. Na praça, com a participação de crianças das escolas municipais do entorno, tivemos a chance de transformar o bairro ao fechar uma rua para carros e abri-la para os pedestres, gerando mais área de espaço público ao redor da Praça Paulo da Portela. Além disso, foi construída uma horta comunitária e jardins verticais a partir de material reciclado como forma de trazer mais verde e saúde para aquele lugar. No Rio das Pedras, foram construídos dois canteiros por parte da prefeitura e um mural artístico e educativo foi pintado pelo artista local Airá Ocrespo. Nesse mesmo local, cruzando a Rua Carolina Machado, foi feita uma pintura lúdica que remete ao rio que passa por debaixo da via de modo a trazer atenção para esse corpo hídrico atualmente degradado.

Para mais informações:

Compartilhe

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.