Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Liberte Seus Sonhos Praça do Coroado

Liberte Seus Sonhos Praça do Coroado é uma intervenção urbana de arte relacional que convida a comunidade e pessoas interessadas a compartilharem seus sonhos em uma transformação coletiva e colaborativa da Praça do Coroado, localizada no bairro de Santa Teresa, próxima à entrada da comunidade do Coroado.
A intervenção aconteceu durante os meses de Janeiro e Fevereiro de 2017 e foi dividida em quatro encontros que aconteceram nos finais de semana. A divulgação de cada encontro foi feita através de cartazes espalhados pela comunidade e postagens no Facebook que convidavam todas as pessoas interessadas a participarem e recrutavam parceiros e colaboradores de diversas áreas.
Nesses encontros crianças, jovens e adultos se envolveram com a intervenção participando de conversas coletivas, dinâmicas e muita troca de sonhos, ideias e esperanças na construção da “Praça dos Sonhos”.
O primeiro encontro foi um lanche coletivo e uma conversa para apresentação dos sonhos de cada pessoa para aquele espaço da comunidade. No segundo encontro aconteceu um “world café” – um diálogo colaborativo entre os indivíduos envolvidos – sobre os sonhos e as habilidades dos integrantes. Nesse encontro foi produzida uma maquete da praça com tudo que lá existia e com tudo que o grupo gostaria que existisse. No terceiro encontro foi feita uma divisão de grupos para planejar e recolher os materiais necessários para a revitalização.
No quarto encontro, finalmente, aconteceu o processo de mão na massa e transformação real da praça: as crianças pintaram bancos e mesas, consertaram a gangorra, pintaram os muros, fizeram um mosaico no banco que circunda a praça, pintaram e preencheram o mural vivo “Liberte Seus Sonhos”, dentre outros cuidados com o espaço. Este encontro também foi marcado por um show de música e pela apresentação de um palhaço.
Assim, a Praça dos Sonhos do Coroado, um sonho de construção coletiva, foi transformada, colorida e revitalizada.

Para mais informações:

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Apropriações Espontâneas
Apropriações Espontâneas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Abandono/má conservação da praça principal da comunidade do Coroado

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

1
Mês(es)

TURNO

Manhã, Tarde

DATA

De February
a February

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.