Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

MAPA-MURO: Santa Marta

Mapa-Muro Santa Marta é uma intervenção que consistiu na reprodução do mapa da Favela Santa Marta a partir de um mosaico de cacos de tijolo, complementado por trechos em tinta e massa pigmentada. O trabalho é parte do projeto “Co-creation in marginalised urban areas”, financiado pela União Europeia e coordenado pelas universidades Oxford Brookes e de Bath, na Inglaterra, Unam, no México, e PUC-Rio, no Brasil. É fruto da parceria do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio com o grupo ECO Santa Marta, com o Laboratório de Observação do Espaço Habitado (LObE-Hab), do PPGArq/DAU/PUC-Rio, e com o Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT-PROURB/UFRJ). O projeto foi feito em mutirão com estudantes de arquitetura, parceiros e moradores da região e buscou aflorar a identidade local através da possibilidade da percepção por parte dos moradores de uma perspectiva diferente da que eles estão acostumados – a da visão do pedestre. Assim, com arte e cartografia, os moradores puderam alimentar a sensação de pertencimento e de localização espacial. Localizado em uma área de importância histórica e cultural, a Mina D’água, o Mapa-Muro foi inaugurado com uma oficina de memória afetiva, onde os moradores produziram pinturas ao lado do mapa, ilustrando sobre o lugar onde moram e o que amam nele, deixando também mensagens escritas em pequenos cubos de madeira pendurados em uma intervenção efêmera com estrutura de madeira e membranas tensionadas desenvolvida pelo LObE-Hab, da PUC-Rio.

Para mais informações:

Compartilhe
Arte Pública
Intervenções de Arte Pública

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Projeto “Co-creation in marginalised urban areas” União Europeia (UE)

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

3
Dia(s)

TURNO

Manhã, Tarde

DATA

De 08/07
a 10/07

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.