Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Muda Rua

A ação tática “Muda Rua” foi realizada no dia 5 de julho de 2024, na rua Pascoal Lemme, em frente à Coppead, localizada na Cidade Universitária. Envolvendo alunos e professores do Ateliê Avançado da FAU UFRJ, a ação contou com o apoio do escritório técnico da universidade (ETU/UFRJ), Prefeitura Universitária, canteiro experimental (LEMC – FAU/UFRJ), Coppead, além da Faperj e do CNPq. Durante algumas horas, a ação transformou um trecho da rua em um espaço voltado para os pedestres e ciclistas, promovendo a mobilidade ativa. Para tal, foi demarcada uma extensão de calçada com tinta lavável sobre as vagas de carro existentes e foi estabelecida uma zona 20, forçando a redução da velocidade veicular. Balões de gás hélio simularam a nova arborização. Uma estrutura de bambu construída pelos estudantes deu lugar a uma exposição dos projetos realizados no período e a um processo participativo para engajamento de passantes em uma pesquisa de opinião. A iniciativa promoveu outras mudanças positivas para a comunidade, como o incentivo à conscientização ambiental e o reflorestamento, por meio da distribuição de mudas de árvores nativas fornecidas pelo horto universitário. As atividades realizadas foram pensadas na intenção de ativar a rua e aplicar / testar a metodologia do urbanismo tático na Cidade Universitária.

Para mais informações:

Compartilhe

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.