Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Viaduto de Realengo

O Espaço Cultural Viaduto de Realengo, idealizado por Oberdan Mendoça, transforma o espaço público desde 2013, sendo um local de “encontro de gerações”. O viaduto foi construído em 2012 e o Centro Cultural surgiu em 2013. Localizado entre as ruas Bernardo de Vasconcelos e Marechal Soares de Andreia, o E. C. Viaduto de Realengo tornou-se uma referência e vem abrindo portas para novos talentos através do graffiti, musica, dança, articulações com diversos coletivos, artistas, comerciantes locais, produtores culturais e colaboradores de toda a metrópole. A programação no viaduto de Realengo acontece toda terça-feira, e partiu de uma necessidade de ocupar, desenvolver e apresentar uma nova proposta para o bairro. Oberdan conta que “Em vez de esperar convites para ir a outros territórios fazer qualquer atividade, decidimos avivar o espaço público para ampliar a rede de cultura do bairro e a troca com outros territórios. Ampliar a ideia para outros viadutos ociosos era a consequência natural”. A importância cultural da região aumentou muito nos últimos anos. Há várias lideranças culturais fortes que promovem batalhas de MCs, trocas de rimas por livros, rolé de skate, capoeira, discotecagem, jogos de basquete etc.

Para mais informações:

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Apropriações Espontâneas
Apropriações Espontâneas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Área Potencial Abandonada

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

TURNO

Tarde, Noite

DATA

Variáveis

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.