Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Cinema em Movimento

O Cinema em Movimento é um projeto de difusão do cinema nacional, criado em 2000 pela produtora MPC Filmes e o Instituto Cultura em Movimento, e hoje já conta com diversos patrocinadores. O projeto organiza circuitos de exibição gratuita de filmes de longa, média e curta-metragem da recente produção audiovisual brasileira, a populações excluídas das salas de cinema no Brasil inteiro. Com sessões ao ar livre ou indoor, o projeto se divide em três circuitos: Circuito Praça, Circuito Escola e Circuito Universitário. Dessa forma, os filmes são projetados em diferentes lugares como sedes de projetos sociais, pontos de cultura, agremiações, associações comunitárias, logradouros públicos e escolas da rede pública de ensino, diversificando o acesso do cinema a diferentes públicos. Além da exibição dos filmes, o Cinema em Movimento promove também atividades culturais, oficinas de iniciação e capacitação de profissionais para trabalharem como produtores culturais em seus municípios. Na sua 16ª edição, no Rio de Janeiro, o circuito teve início no mês de maio e passou pelos municípios de Magé, Nova Iguaçu e Itaguaí.

Para mais informações:

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Apropriações Espontâneas
Apropriações Espontâneas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Projeto nacional Cinema BR em Movimento

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

TURNO

Manhã, Tarde

DATA

Variáveis

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.