Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Gavea Tourist Hotel (Hotel Esqueleto)

O Hotel Esqueleto (Gavea Tourist Hotel) é a estrutura de um antigo empreendimento em São Conrado. As obras foram iniciadas na década de 1950 e interrompidas após 20 anos devido à falência da construtora. Apesar de ter sido usado por vezes como restaurante ou boate, as iniciativas não geravam lucro o suficiente para manter o espaço, deixando-o abandonado por tempo indeterminado. Nos anos de 2015 e 2016 o edifício inacabado tomou nova função, sendo apropriado por diferentes atores. Inicialmente, grupos de rapel usaram a estrutura para praticar o esporte, chamando a atenção da mídia para o local. Com a divulgação de fotos em jornais e redes sociais, artistas e curiosos passaram a frequentar a área que se tornou palco de perfomances e festas. Em 2016, os proprietários do terreno contrataram seguranças para o edifício e interditaram o local, sob a justificativa de se tratar de um espaço perigoso para os usuários. Atualmente não há planos de retomada das obras.

Para mais informações:

Compartilhe
Apropriações Espontâneas
Apropriações Espontâneas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Edifício abandonado ocupado informalmente por atividades culturais e esportivas

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

TURNO

Manhã, Tarde, Noite

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.