Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Batalha 50Cents

O evento Batalha 50Cents foi desenvolvido pelo coletivo MUB Produções, formado pelos produtores Paulo Bessy, Cleiton Oliveira e um grupo de artistas independentes locais. Localizado sob o viaduto Campo Grande, no espaço cultural do GRES Delírio da Zona Oeste, o evento tem o objetivo de levar um baile para dentro de uma Roda Cultural, e uma Roda Cultural para dentro de um baile, a bilheteria custaria apenas 50 centavos e o vencedor da batalha do dia recebe o valor arrecadado na bilheteria. Durante o evento, artistas de diversos estilos aproveitam para mostrar seu talento, além dos MCs, skatistas, DJs, grafiteiros, artesãos e malabaristas também se apresentam, contribuindo para promover lazer e cultura para regiões mais periféricas, além de incentivar a resistência ao movimento do Rap e Hip Hop.

Para mais informações:

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Apropriações Espontâneas
Apropriações Espontâneas

LOCAL

BAIRRO

ANO

CONTEXTO

Valorização da cultura do Rap e Hip Hop em regiões periféricas como parte do Movimento Urbano Brasileiro (MUB)

ATORES

ESPACIALIZAÇÃO

SUPORTE

FREQUÊNCIA

DURAÇÃO

9
Ano(s)

TURNO

Noite

DATA

Variáveis

Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.