O Projeto Orin Rec nasceu através da soma de dois grandes
movimentos culturais do Rio de Janeiro que promovem e disseminam a música, a cultura colaborativa e a ocupação livre de espaços públicos da cidade. ORIN significa música na lingua Iorubá. O nome do movimento reflete a matriz Africana, Iorubá é uma milenar e tradicional cultura africana que tem forte influência na cultura e na sociedade brasileira.
Uma ou duas vezes por ano o coletivo Pedrada’s organiza e realiza o evento gratuito levando música e cultura de forma democrática para diferentes locais públicos da cidade. Cada edição do Orin Rec conta com um local e um lineup específicos além de manifestações artísticas que podem variar entre artes visuais, artes plásticas e moda, por exemplo.
Aconteceram até agora três edições: duas no Parque dos Patins, na Lagoa, no ano de 2014 e uma na Rua Pedro Lessa, no Centro da cidade, no ano de 2015. A edição do centro teve sua localização escolhida de forma estratégica: o ponto da Pedro Lessa considerado, até os dias de hoje, um ponto clássico de venda e troca de Vinis. Essa edição levou o nome de Orin Rec – Produto Nacional e buscava resgatar o melhor da música negra tupiniquim como o Soul, Samba Rock, Funk e Hiphop.