Viaduto Laranjeiras é um movimento de apropriação espontânea e ocupação cultural do espaço público. Uma área residual, formada pelo cruzamento do Viaduto Engenheiro de Noronha com a Rua das Laranjeiras, chamou a atenção de dois jovens moradores do bairro que começaram a organizar diversas intervenções urbanas no local, promovendo e estimulando a sua ativação.
O músico Gabriel Ruiz e o produtor cultural Marcos Quental são os idealizadores do projeto. Desde 2016 eles vem promovendo, junto à população local, eventos culturais no baixio do viaduto, como rodas de samba, conversas, leitura de poesias, oficinas, cinema, shows, minirampas de skate para uso coletivo etc. Os eventos acontecem em dias esporádicos e são sempre definidos em conjunto a partir do diálogo e da participação da comunidade do bairro.
Além disso, recentemente também foi criado no local o Viaduto da Gentileza. Inspirados pelo Muro da Gentileza, intervenção realizada no mesmo bairro no muro do Colégio São Vicente de Paulo, os jovens instalaram dois varais, uma área de exposição e uma mensagem que diz: “ Se precisar, pegue. Se quiser, deixe”. A proposta é um microespaço sob o viaduto onde você pode depositar itens que não usa ou não quer mais, e que podem vir a ser úteis para outra pessoa que passa por ali. Roupas, sapatos, livros, Cds, DVDs, poesias e quaisquer materiais artísticos são bem vindos à doação e troca.