Intervenções Temporárias no Rio de Janeiro

Pé de Livro

A iniciativa “PÉ DO LIVRO!” foi criada pelo Instituto Tear, em 1988, a partir da ideia de uma criança de cinco anos, que durante uma atividade falou sobre o seu desejo de ver brotar livros, como frutas ou flores em uma “árvore de galhos bem baixinhos, que as crianças pudessem pegar”. Diante desta ideia foi desenvolvido o primeiro “Pé de Livro” – uma instalação literária na qual, em uma árvore de verdade, são pendurados barbantes nos galhos e neles amarrados livros, que quase alcançam o chão como se fossem frutas.

Os livros são selecionados para as intervenções mensais. Alguns livros são pendurados nas árvores e outros oferecidos em cestos como fruto-livro colhido, de acordo com o contexto ou o local da realização da intervenção.

Todas as ações das intervenções são gratuitas e abertas ao público – um convite à apropriação do espaço pela comunidade, garantindo a participação de todos por meio da criação, produção e fruição de arte e cultura.

Para mais informações:

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Diagramas Axonométricos

Diagramas Axonométricos

Cada intervenção cadastrada possui em sua galeria um diagrama axonométrico ilustrando a composição de suas oito características formativas (pequena, transitória, particular, subversiva, interativa, ativa, participativa, relacional). No diagrama, cada característica conta com três níveis de intensidade, que aumentam do centro para as bordas, representando “pouco”, “médio” e “muito” relativo a cada característica. Cada intervenção pode ser lida, portanto, através da imagem resumo de tais características.

Em cada extremidade da figura geométrica consta a característica formativa da intervenção.

Pequena

O termo se relaciona diretamente ao tamanho da intervenção. Quanto menor a intervenção, mais externo será o ponto no diagrama.

Transitória

O termo se relaciona ao tempo de duração da intervenção. Quanto mais externo o ponto, mais transitória a intervenção, ou seja, menos tempo duração ela terá.

Particular

O termo se relaciona com o quão particular ao contexto é a intervenção. Quanto mais externo for o ponto, mais específica ao contexto será a intervenção.

Subversiva

O termo se relaciona à adequação da intervenção ao local onde é executada. Quanto mais inusitado o local em relação ao que é proposto na intervenção, mais subversiva ela será. Quanto mais subversiva, mais externo será o ponto no diagrama.

Interativa

O termo se relaciona à interatividade que uma intervenção tem com o público. Quanto mais interativa for a ação, mais externo será o ponto no diagrama.

Ativa

O termo se relaciona à ativação do espaço, resultante da realização de uma intervenção. Quanto mais a intervenção ativar o espaço, retirando-o de uma condição de passividade, mais externo será o ponto no diagrama.

Participativa

O termo se relaciona à participação de diferentes níveis de entidades na idealização e realização da intervenção. Quanto mais atores estiverem engajados na intervenção, mais participativa ela será, sendo mais externo o ponto no diagrama.

Relacional

O termo leva em consideração o quanto a intervenção coloca as pessoas em relação. Quanto mais relacional a intervenção, ou seja, quanto mais ela proponha a interação entre diferentes pessoas, mais externo será o ponto no diagrama.